Marina Silva e os desafios para 2014

Nas eleições de 2010, Marina Silva superou, até os mais otimistas, a expectativa de votos, atingindo impressionantes 19.636.35 votos, o que correspondeu 19,33% dos votos válidos, mesmo sendo desconhecida pela maioria da população do país, mas agora ela tem um novo desafio: preservar o capital político conquistado, até 2014.

Os números provaram que Marina é maior que o PV, mas ela também foi beneficiada pela bandeira dos verdes, afinal, defendem as mesmas causas. Marina filiou-se ao Partido Verde em agosto de 2009, mesmo mês em que deixou o PT, após praticamente 30 anos. Segundo ela, saiu (do PT) “pelas mesmas razões que fiquei”, citando honestidade, transparência e entendimento da nova conjuntura social e principalmente ambiental, sendo ela ministra do meio ambiente, do Governo Lula, desde 2003. Seu discurso firme e objetivo, a fez ganhar maior força política, repercutindo até internacionalmente, o que levou o Partido Verde Europeu a influenciar o PV do Brasil a convidá-la para compor seus quadros, e assim foi viabilizada sua candidatura à Presidência da República em 2010.

Agora, no último dia 07 de julho, Marina oficializou sua desfiliação do Partido Verde, anunciando o, ainda sem foco, “Movimento Verde da Cidadania”, nome provisório da entidade que começa a ser criada pelos marineiros, e deixando claro que não é pré-candidata à Presidência em 2014. Apesar de não lançar sua pré-candidatura, mesmo assim Marina é candidata natural ao posto, mas cabe aqui uma indagação: terá marina fôlego político para sustentar seus quase 20 milhões de votos até lá? Sua atitude pode ser considerada suicida, pois sem vínculo partidário, será difícil manter boa visibilidade até 2014. A carta que estar à sua mão, o texto do Código Florestal, não renderá discussões por muito tempo, o tema tende a esfriar e cair no esquecimento do povo brasileiro, assim virá a necessidade de um novo oxigênio em seu discurso e terá ela outras cartas à manga?

A caminhada será longa até as próximas eleições presidenciais e sua principal bandeira é a ambiental, mas o tema não chama a atenção da grande massa. A classe mais podre se preocupa com o hoje, com dinheiro no bolso e o que seu filho irá comer. Talvez em alguns anos o seu discurso seja lembrado e compreendido em sua totalidade, mas neste momento será difícil ganhar uma eleição presidencial com discurso de um tema só, embora, necessariamente tenha abordado outros assuntos, mas a população a personifica como “verde”. Foi o caso de Cristovam Buarque nas eleições de 2006, candidato pelo PDT, a presidente da República, quando trouxe à discussão um dos temas que mais se aproximam das massas, educação, e mesmo assim não obteve sucesso.

Hoje o grande desafio de Marina é manter-se sob os holofotes para aparecer aos seus eleitores de maneira diferente a que apareceu nos últimos meses, quando em guerra com seu ex-partido, caso consiga isso, será um grande feito, pois a manterá politicamente viva e capaz de mais uma vez surpreender nas urnas. Mas se isso não for possível, aqui vai um consolo, citação emprestada pelo grande vereador por São Paulo, Floriano Pesaro “um líder é mal compreendido no presente, para ser reconhecido no futuro”.

Esse post foi publicado em Eleições, Geral, Marketing político e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Marina Silva e os desafios para 2014

  1. Sandro Kuschnir disse:

    A saida de um político quando identificado á um partido político sempre é um processo traumatico cujas consequencias somente o tempo poderá medir. Pará um político ficar sem espaço pode ser fátal para suas pretenções políticas.No caso de Marina Silva este movimento pode ser de alto risco.Ambos perdem,PV e Marina.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s