Fatores de decisão do voto

O Brasil está a pouco mais de um ano de suas eleições municipais e cabe uma pertinente pergunta que acompanha todo profissional de marketing político e pessoa com interesse em campanhas eleitorais: o que explica o voto dos eleitores?

Seria impossível apontar todas as causas que levam o eleitorado a escolher seus candidatos, por isso, farei algo mais modesto, apenas uma breve reflexão.

Como já disse, são inúmeros os motivos que influenciam a escolha de um candidato em detrimento de outro, mas acredito que todos eles enquadram-se nos três principais fatores ou grupos: a razão; a emoção e o interesse pessoal.

A razão é o fator mais rijo ou mais visível da escolha e facilmente identificado nos planos de governo ou propostas de leis, histórico de vida pessoal e profissional, alianças políticas e capacidade de gerir, por exemplo. Em uma campanha eleitoral a utilização da emoção é decisiva, mas é importante dá motivos que racionalize o voto, pois na decisão racional é muito mais difícil ocorrer a mudança do voto e é mais fácil deste eleitor influenciar outros.

O outro fator, a emoção, é utilizado basicamente em todas as campanhas eleitorais e há quem diga que o eleitor escolhe o seu candidato apenas por razões emocionais. Identificamos a emoção nos jingles, nos filmes (VT), nos sorrisos, nos abraços, nos discursos, na entonação de voz, etc., etc. e etc.. Se formos listar todos os fatores emocionais, só haveria espaço para isso. Ela é estimulada de diversas maneiras e quando bem aplicada, torna-se decisiva em uma campanha, principalmente nos últimos dias do horário eleitoral gratuito. Nas eleições de 2002, Duda Mendonça utilizou de forma brilhante no último vídeo da campanha de Lula, eram mulheres grávidas vestidas de branco correndo pelo campo ou ainda João Santana no último programa de Lula em 2006, onde diversas pessoas de diferentes classes, idades e sexo, dão as mãos formando uma grande corrente de norte a sul do país, finalizando com várias crianças indo a sua direção com um bolo gigante em comemoração ao seu aniversário.

O último fator apontado é o interesse pessoal. Como a nomenclatura anuncia, ele está relacionado a dificuldades financeiras e questões de sobrevivência. A decisão de voto sob este fator geralmente leva em consideração o beneficiamento individual, sobre promessas de emprego e melhores oportunidades. Dinheiro no bolso é o que importa para muitos, a exemplo, a eleição presidencial do Peru deste ano.

É difícil apontar quais destes fatores é o que define a vitória em uma eleição, mas uma coisa é certo, a campanha que fizer uma boa combinação destes três fatores, terá grandes chances de ser a vitoriosa.

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2 respostas para Fatores de decisão do voto

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