Segundo turno em São Paulo – Serra x Haddad

Pesquisas já circulam nos veículos de comunicação e apontam a largada de Fernando Haddad com 10% de vantagem sobre José Serra. Alguns consultores já apontam como certa a vitória do petista, e pelo resultado do primeiro turno, tenho cautela em afirmar isso. O que vimos foi uma eleição de voto puramente racional, sem grande envolvimento de militância.

Tudo indica que o tom da campanha de Serra, no segundo turno, será moralidade, e penso que não deve ser diferente. O PSDB já errou em 2006, quando foi comparar obras realizadas pelos governos Lula e Alckmin, o primeiro obviamente tinha mais obras, no Brasil inteiro, e o resultado não poderia ter sido diferente, derrota tucana e o que é pior! Geraldo Alckmin conseguiu a façanha de ter menos votos no segundo turno, do que no primeiro. Eles esqueceram o mensalão, coisa que não ocorrerá nesta eleição.

E uma vez mais quis o destino que o mensalão fosse discutido em período eleitoral, e este, mais a fragilidade do programa de governo de Celso Russomanno, deu uma sobrevida à candidatura de Serra que parecia que nem chegaria ao segundo turno da disputa, conseguiu.

É certo que a rejeição de José Serra chegou a patamares elevados, o que efetivamente diminui o seu teto, um risco. Levando em consideração a rejeição do primeiro turno, o tucano tem pouco mais de 20% de potencial de crescimento e seu adversário, o dobro.

É certo que o ambiente eleitoral está favorável a Fernando Haddad, sinto um espírito de mudança entre o povo paulistano.

Voltando ao mensalão, especialistas afirmam que ele não trará muita diferença, concordo. O voto municipal e o processo de escolha do candidato em eleições desta natureza, tendem a ser levado em consideração, questões locais, a micro política. Mas ainda sim é uma das melhores cartas tucana no jogo posto na mesa das eleições em São Paulo.

Esse post foi publicado em Eleições, Geral e marcado , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s